Vidya de estagiário_

Mayara Berger

Graduada pela FCFRP-USP

Estágio pela Johnson&Johnson

Entrevista

Onde realiza/realizou o Estágio? Em qual setor?

"Compras - Johnson&Johnson"

Como foi o Processo Seletivo? Exigiu algum conhecimento além da graduação?

"O processo seletivo ocorreu da forma usual: 1) avaliação do curriculo; 2) testes de inglês e de perfil da empresa; 3)Dinâmica em Grupo via Skype; 4)Painel de negócios presencial, com dinamica de grupo e entrevista final com os gerentes. Todas as experiências vividas nas entidades estudantis contaram muito como diferencial competitivo frente aos outros concorrentes, já que foram vivências concretas em que se podia contar o aprendizado e como lidou com a situação, os skills utilizados e etc."

Houve dificuldades no estágio?

"Muitas! Tudo o que realizei no estágio foi aprendido on the job. Foi uma área em que tive que aprender conceitos financeiros e possuía muita responsabilidade ao mesmo tempo, então foi bem desafiador e tive bastante feedback para conseguir melhorar. Mas no fim valeu muito a pena e saí muito mais madura do que entrei. "

Existe outro setor de atuação ao farmacêutico em seu estágio além do setor no qual você já está estagiando?

"Muitos: controle de qualidade, medical affairs, assuntos regulatórios, desenvolvimento de produto e de métodos analíticos, qualidade, validação de processos."

Quais as experiências e conhecimento adquirido nesse estágio?

"O estágio me possibilitou ter uma visão mais estratégica da Compania, a ser uma profissional multitarefas e lidar com pressão, já que os prazos para levantamento de custos eram sempre bastante apertados e tínhamos bastante cobrança para liberar os custos para o projeto seguir em frente rumo ao lançamento, sendo vários projetos concomitantes. Aprendi conceitos financeiros que são aplicáveis a qualquer empresa, e aprendi muito sobre como utilizar o Excel, já que basicamente só trabalhava com ele para tudo. Mas principalmente, aprendi a me conectar mais com as pessoas, já que tinha interface com muitos times e todos dependíamos muito uns dos outros para entregar os projeto."

Conte sobre sua rotina

"Fui responsável por todos os levantamentos de custo de todos os novos produtos da Consumer na América Latina. O time de desenvolvimento desenvolvia a fórmula e enviava para mim, para que eu obtivesse os custos segundo a estratégia global da Cia, com os fornecedores preferenciais e os custos mais competitivos. Era responsável por levar os imputs do time de compras para o time de desenvolvimento e vice-versa. Tive muito contato com fornecedores nacionais e internacionais, com os times da Johnson da Argentina, Colômbia e México e dos EUA. Basicamente minha rotina era fazer o tracking de custos de todos os materiais químicos envolvidos nos projetos do momento, além de notificar a estratégia futura da Cia para o time de Compras."

Quer compartilhar sua experiência como estagiário também? preencha o formulário a seguir