Vidya de estagiário_

Marília Simon

Graduada pela FCFRP-USP

Estágio na sanofi: pesquisa clínica

Entrevista

Onde realiza/realizou o Estágio? Em qual setor?

"Na empresa Sanofi, em Pesquisa Clínica."

O que te levou a escolher estagiar nesta área? E neste lugar?

"Escolhi estagiar na pesquisa clínica após conhecer a área através do relato da experiência de uma veterana que deu uma palestra na Farma. Me identifiquei muito com a proposta da área, na qual, através de estudos clínicos, podemos lançar novos medicamentos e ajudar tantas pessoas que necessitam daquele tratamento. Escolhi a Sanofi porque a empresa é muito ética e possui valores que são parecidos com os meus, além de serem muito compreensivos com o novo ritmo de trabalho das pessoas, podemos fazer nossos próprios horários e temos uma liberdade muito grande pra trabalhar como preferirmos."

Como foi o Processo Seletivo? Exigiu algum conhecimento além da graduação?

"O processo seletivo aconteceu pela plataforma Cia de Estágios. Teve uma seleção por testes online, posteriormente, na primeira fase presencial teve uma apresentação pessoal breve e uma pequena redação. Na segunda e última fase teve uma dinâmica de grupo baseada em um case, na qual um grupo deveria solucionar o problema e montar uma argumentação em cima do que foi apresentado como um antigo problema da empresa, seguida de uma entrevista individual para algumas pessoas selecionadas. Acredito que o conhecimento extra que foi "exigido" além da graduação é o conhecimento de como funcionam os processos seletivos, do que é requerido nessa fase de seleção, e todo esse conhecimento pode ser adquirido através de conversas com veteranos que já passaram por isso e conseguem compartilhar suas dicas. "

Houve dificuldades no estágio?

"Acredito que a maior dificuldade se dá pela mudança radical de rotina, muito diferente da qual tínhamos na faculdade. As responsabilidades são maiores, a independência também. Tudo vai depender do seu desempenho, do quanto você se dedica, do quanto você gosta daquilo que está se propondo a fazer."

Existe outro setor de atuação ao farmacêutico em seu estágio além do setor no qual você já está estagiando?

"Sim, na Sanofi existem as áreas de Medical Affairs, Assuntos Regulatórios, Marketing Farmacêutico, Produção, Garantia da Qualidade, dentre outras várias que a indústria farmacêutica oferece."

Quais as experiências e conhecimento adquirido nesse estágio?

"Acredito que os maiores ganhos de um estágio é a possibilidade de nos desenvolvermos, sabermos qual nosso perfil de trabalho, como preferimos seguir carreira (considerando que temos ainda um longo caminho pela frente), termos a oportunidade de aprender e errar, sermos treinados por pessoas que são exemplos e absorver o máximo de informação que aquela experiência pode nos dar."

Conte sobre sua rotina

"Dentro do estágio pude/poderei passar por todas as áreas que abrangem a pesquisa clínica, fazendo um job rotation que dura por volta de 3 meses em cada área, totalizando 2 anos. Dessa forma, não se torna entendiante e nem repetitivo. Trabalho com equipes, excel, computador, resolução de problemas, numa carga horária de 8 horas (que a faculdade permite e eu particularmente indico muito, considerando que não temos tanto contato com estágio durante a graduação). Sempre aprendo muito durante meus dias de trabalho e vou adquirindo habilidades que ainda não tinha."

Quer compartilhar sua experiência como estagiário também? preencha o formulário a seguir