Personalidades da Ciência - Hedy Lamarr

21/10/2019

Escrito por Jéssica Bellotto Werlang

Hedy Lamarr, nome artístico de Hedwig Eva Maria Kiesler, foi uma atriz e inventora austríaca-americana. Sua principal contribuição para a ciência foi a criação de um sistema de comunicações que deu a base para a invenção dos telefones celulares, do Wi-Fi e do Bluetooth. No cinema, ela ficou famosa por ter protagonizado a primeira cena de orgasmo da história, em 1933, no filme "Êxtase".

Início da vida

Hedy Lamarr nasceu em Viena, em 1914, filha de pais judeus. Em sua infância, já demonstrava inclinação para a ciência, desmontando máquinas para entender como funcionavam. Em sua adolescência, Lamarr interpretou diversos papéis em filmes alemães, contracenando com atores famosos da época. Ela nunca obteve educação formal na área da ciência, e aos 19 anos se casou com um austríaco que era fabricante de munições que vendia seus produtos para nazistas. Infeliz, ela foge do país e vai para os Estados Unidos com um contrato em um estúdio de Hollywood, onde torna-se Hedy Lamarr.

Sua contribuição científica

Usando seu conhecimento sobre armamento adquirido em seu casamento, Lamarr e seu amigo George Antheil, compositor e inventor, desenvolveram uma tecnologia de comunicações que alternava entre diferentes frequências de rádio, possibilitando uma comunicação sigilosa. Ou seja: se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência, somente os dois poderiam se comunicar sem medo de serem interceptados pelo inimigo. Em 1942, os dois receberam a patente por essa invenção.

Entretanto, sua invenção, que poderia trazer grandes vantagens para os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, não foi levada a sério pela Marinha. Então, quando sua criação finalmente foi reconhecida e os militares resolveram desenvolvê-la, a patente já tinha expirado, portanto Lamarr e Antheil não receberam nada por ela. A invenção permaneceu desconhecida até 1997, quando Lamarr e Antheil receberam um prêmio da Fundação Fronteira Eletrônica. No ano seguinte, a Ottawwa Wireless Technology adquiriu 49% da patente e usou a ideia para desenvolver o Wi-Fi e a conexão CDMA (entre telefones celulares).

Vida pessoal e carreira no cinema

Lamarr casou-se mais 5 vezes e teve dois filhos biológicos e um adotivo. Em 1953, ela se naturalizou norte-americana Quanto ao seu legado no cinema, Lamarr ganhou uma estrela na Calçada da Fama, serviu como inspiração para o desenho da Branca de Neve, feito por Walt Disney, e atuou ao lado de outras estrelas da época como Judy Garland e Lana Turner. Seu último trabalho no cinema foi em 1958. Em 2000, morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em Orlando, na Flórida, onde vivia uma vida reclusa.

O trabalho da atriz e inventora Hedy Lamarr foi essencial para o desenvolvimento das tecnologias que hoje definem nossa sociedade e estão fortemente presentes no nosso dia a dia (inclusive a tecnologia que permite que você leia esse texto agora!). Ela teve seu intelecto subestimado por conta de sua carreira no cinema e de sua beleza, e sua história nos mostra que desenvolvimentos tecnológicos podem vir de qualquer pessoa, mesmo sem educação formal na área, e que muitas vezes esses avanços não são imediatamente reconhecidos.

-

O projeto Personalidades da Ciência, criado no Vidya Academics, visa a divulgação da contribuição de pesquisadores e pesquisadoras de todas as nacionalidades, contando um pouco sobre suas vidas pessoais e suas carreiras. Com essas histórias, queremos inspirar os leitores e trazer discussões relevantes para os dias atuais!

Tem alguma sugestão de cientista a ser abordado(a)? Nos envie pelo e-mail (academicsvidya@gmail.com) ou pela página do Facebook (https://www.facebook.com/vidyaacademics/)!


Fontes:

"A estrela de Hollywood Hedy Lamarr foi uma gênia, mas o mundo só enxergou a sua beleza". Hypeness, 2017. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2017/05/a-estrela-de-hollywood-hedy-lamarr-foi-uma-genia-mas-o-mundo-so-enxergou-a-sua-beleza/> Acesso em: 14/10/2019

GNIPPER, Patrícia. "Mulheres Históricas: Hedy Lamarr, a atriz que inventou a base para o Wi-Fi". Canal Tech, 2016. Disponível em: <https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-hedy-lamarr-a-atriz-que-inventou-a-base-para-o-wi-fi-77347/> Acesso em: 14/10/2019

"Hedy Lamarr" Disponível em: <https://www.biography.com/actor/hedy-lamarr> Acesso em: 14/10/2019 

MARASCIULO, Marília. "Hedy Lamarr: a atriz de Hollywood conhecida como a "mãe do Wi-Fi". Revista Galileu, 2019. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Revista/Reportagens/noticia/2019/03/hedy-lamarr-atriz-de-hollywood-conhecida-como-mae-do-wi-fi.html> Acesso em: 14/10/2019


               

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora