A importância da Amazônia

26/08/2019

Escrito por: Júlia Darini.

A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta.

Mas, afinal, por que a preservação da Floresta Amazônica interessa tanto ao mundo? O fato é que a Amazônia influencia o equilíbrio ambiental de todo o planeta e tem papel fundamental na economia do Brasil. Entenda por quê.


A biodiversidade é o nosso ouro

A floresta amazônica contem mais da metade da biodiversidade do mundo, embora represente apenas 7% da superfície terrestre - mais de ⅔ é composta de água. A biodiversidade de espécies animais ou não é um tesouro inestimável para a humanidade e a tecnologia.

Talvez você não saiba, mas alguns de seus remédios guardados nos armários da sua casa e toda a vida concentrada na Amazônia estão ligadas.

As espécies da Amazônia são importantes para a descoberta de novos medicamentos. Mais de 10 mil espécies de plantas da área possuem princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas. Pesquisas com a biodiversidade podem, quem sabe, descobrir curas para doenças ainda incuráveis, como câncer e a AIDS, por exemplo.

A mãe das chuvas

A área da Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país. Os "rios voadores", formados por massas de ar carregadas de vapor de água gerados pela evapotranspiração na Amazônia, levam umidade para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.Eles também influenciam chuvas na Bolívia, no Paraguai, na Argentina, no Uruguai e até no extremo sul do Chile.

Amazônia e a economia

A umidade vinda da Amazônia e os rios da região alimentam regiões que geram 70% do PIB da América do Sul. Afinal, o agronegócio depende de plantações, e plantas dependem de água e luz!

Segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro pode bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água em forma de vapor por dia - mais que o dobro da água usada diariamente por um brasileiro. Uma árvore maior, com copa de 20 metros de diâmetro, pode evapotranspirar mais de 1.000 litros por dia, bombeando água e levando chuva para irrigar lavouras, encher rios e as represas que alimentam hidrelétricas no resto do país.

Preservar a Amazônia é essencial para o agronegócio.

Além disso, produtos da floresta são comercializados em todo o Brasil, como açaí, guaraná, frutas tropicais, palmito, fitoterápicos, fitocosméticos, couro vegetal, artesanato de capim dourado e artesanato indígena.

Produtos não-madeireiros também têm grande valor de exportação: castanha do Brasil, jarina (o marfim vegetal), rutila e jaborandi (princípios ativos), pau-rosa (essência de perfume), resinas e óleos.

Desmatamento e queimadas

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou o aumento de 88% da devastação na região em junho se comparado ao mesmo período do ano passado.

Só neste ano, estima-se que o desmatamento na região aumentou em 67,2% se comparado ao mesmo período do ano passado. Julho foi o mês mais díspar até então, com uma alta de 278% em relação ao mesmo período de 2018.

Quer entender os dados do INPE? Veja esta matéria do Nexo Jornal.

O desmatamento na região representa hoje a liberação de 200 milhões de toneladas de carbono por ano (2,2% do fluxo total global). O Carbono pode ser liberado como gás carbônico (CO2) pelas queimadas e como resíduos tóxicos. Vale lembrar que as plantas e toda a floresta amazônica é responsável pela absorção de CO2 da atmosfera proveniente do mundo todo e pela produção do oxigênio que respiramos.

Para entender como o CO2 é ruim, em níveis nada naturais para o meio ambiente, pense:

Quanto tempo você já conseguiu ficar sem respirar? Você se sentiu tonto e agoniado? Esta urgência para abrir a boca e finalmente respirar é causada pela falta de oxigênio e pela crescente concentração de CO2 no seu corpo e pulmões.

Agora, imagine viver sem oxigênio, sem umidade, sem água, sem alimentos e medicamentos. Este será o Brasil em alguns anos, se não preservarmos a floresta e todos os biomas do nosso país.

Preserve a Amazônia.

Proteja a humanidade.

Fontes:

  • G1. Amazônia concentra metade das queimadas em 2019. Link.
  • Nexo Jornal. Como as queimadas na Amazônia podem afetar as cidades. Link.
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. A importância das florestas em pé. Link.
  • Nexo Jornal. Um passo-a-passo para ler os dados do INPE sobre o desmatamento. Link. 
  • Nexo Jornal. Amazônia na mira: história, desmatamento e geopolítica. Link.
  • Agência FAPESP. Parceria quer impulsionar a descoberta de fármacos a partir da Biodiversidade. Link
  • Amazônia. Produtos da Amazônia. Link.
  • G1. Por que a amazônia é vital para o mundo. Link.
  • Nexo Jornal. 30 anos de desmatamento na Amazônia em mapas e gráficos. Link
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora