Cientistas da Ásia - Edward Said

26/08/2019

Escrito por: Ayumi Domingues

Edward Wadie Said foi um crítico literário, filósofo e ativista nascido em 1 de novembro de 1935 em Jerusalém, quando a Palestina ainda era colônia britânica.

Passou sua infância vivendo entre a Palestina e o Egito, até mudar-se na adolescência para os Estados Unidos, onde estudou nas Universidade de Princeton e concluiu o doutorado em Harvard. Trabalhou como professor e crítico literário na Universidade de Columbia, Yale, Harvard e Johns Hopkins.

Sua obra mais influente é "Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente", publicado no Brasil pela Companhia das Letras e traduzido para mais de 35 idiomas. Nela, o autor inaugura um novo conceito de orientalismo, problematizando a disputa narrativa do ocidente sobre o oriente e os "orientais".

Nessa época, os chamados "estudos orientalistas" visavam compreender a Ásia e Norte da África através das lentes dos intelectuais dos países colonialistas. Portanto, propagava-se uma imagem enviesada destes povos como bárbaros, exóticos, promíscuos e místicos.

Said dedicou-se a estudar as obras orientalistas a fim de compreender como se constroem essas narrativas e o que as leva a serem lidas como verdade.

Esta obra inaugurou o que hoje chamamos de estudos pós-coloniais e baseou-se no pós-estruturalismo derivados dos estudos de Foucault e Derrida.

O autor também destacou-se no campo do ativismo social e político da causa palestina e dos povos árabes no geral. Em 1999, fundou junto ao pianista e maestro judeu Daniel Bareboim a "West-Eastern Divan Orchestra", um grupo de jovens músicos árabes de diferentes etnias, com o objetivo de promover a parceria entre judeus, mulçumanos e cristãos.

Dentre os prêmios e honrarias conquistados por Said, encontram-se o prêmio Bowdoin, da Universidade de Harvard, o Lionel Trilling Book Awards duas vezes, o prêmio Welleck da ACLA, inaugurou o Spinoza Lens Prize, o Lannan Literery Prize for Lifetime Achievemente e o prêmio Princesa das Astúrias da Concórdia. Foi o primeiro cidadão americano a receber o Sultan Owais Prize por conquistas culturais e científicas.

Edward Said faleceu de leucemia em Nova York, aos 67 anos, deixando um legando extremamente importante nos estudos culturais e raciais, bem como uma mensagem de resistência e esperança aos árabes palestinos.

O projeto Cientistas da Ásia

O Cientistas da Ásia é um braço do projeto Pesquisadores do Brasil, criado no Vidya Academics. O objetivo do projeto é evidenciar cientistas de origens asiáticas e promover a discussão da importância de um mundo sem muros geográficos e étnicos para a ciência e para o progresso da humanidade. O projeto se restringirá, por enquanto, ao continente asiático, mas daremos total apoio a outros projetos e iniciativas que quiserem divulgar cientistas de outras regiões do mundo!

Quer divulgar um(a) pesquisador(a)? Envie-nos um e-mail ou nos mande uma mensagem!
_______

Fontes

  • Wikipedia. Edward Said. Disponível em: <https://en.m.wikipedia.org/wiki/Edward_Said
  • >Said, E. Orientalismo: O oriente como invenção do ocidente. 1978. Companhia das Letras.
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora