Cientistas da Ásia - Yellapragada Subbarow

18/08/2019

Escrito por Wasim Syed

O bioquímico, nascido em 1895 na Índia, foi um dos mais importantes cientistas do século passado.

Yellapragada Subbarow estudou medicina na Madras Medical College, na Índia, e fez carreira na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Imigrante e jovem, Subbarow descobriu, ao lado de Cyrius Fiske, a fosfocreatina e o adenosina trifosfato (ATP) como fontes energéticas em células musculares e, posteriormente, nos seres vivos. Apesar disso, Cyrius Fiske queimou diversos manuscritos do pesquisador, cujas pesquisas foram realizadas posteriormente por outros pesquisadores.

O cientista contribuiu enormemente para a oncologia, microbiologia, bioquímica e parasitologia.

Ao lado de Sydney Farber, fundador da patologia pediátrica e filho de imigrantes judeus, desenvolveu o primeiro quimioterápico, na época usado no tratamento de alguns tipos de leucemia observados em crianças.

O medicamento, chamado metotrexato, foi sintetizado a partir do ácido fólico, uma vitamina essencial muito encontrada em vegetais de folhas verde-escuras para a multiplicação celular, principalmente na anemia macrocítica, estudada em trabalhadoras indianas pela cientista britânica Lucy Wills.

Análogo ao ácido fólico, o metotrexato funcionava como um anti ácido fólico: enquanto o ácido fólico, quando administrado com a Vitamina B12, promovia a multiplicação celular na medula óssea e originava células do sangue saudáveis, curando a anemia, o metotrexato bloqueava a multiplicação de células cancerosas (e de células saudáveis também), controlando a progressão da doença.

O metotrexato salvou muitas crianças com leucemia na época e hoje é um dos quimioterápicos mais eficientes e baratos listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Toda essa história é contada em "O imperador de todos os males", de Siddhartha Mukherjee.
Subbarow também desenvolveu uma nova classe de antibióticos, as tetraciclinas, amplamente utilizadas em infecções bacterianas. Na época, pedia aos soldados da segunda guerra que trouxessem amostras do solo para descobrir novos antibióticos produzidos por fungos.

Na parasitologia, o bioquímico desenvolveu o dietilcarbamazina, o primeiro medicamento usado na filaríase, popularmente conhecida como elefantíase. A doença é causada pelo verme Wuchereria bancrofti, transmitido a partir da picada de mosquitos de espécies dos gêneros Culex e Anopheles.

O cientista faleceu em 1948, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Yellapragada Subbarow foi um dos maiores cientistas do século passado e, ainda assim, foi esquecido.

Se a humanidade sobrevive hoje, devemos muito aos cientistas, sejam quais forem suas origens. Uma sociedade sem muros é uma sociedade em progresso.

O projeto Cientistas da Ásia

O Cientistas da Ásia é um braço do projeto Pesquisadores do Brasil, criado no Vidya Academics. O objetivo do projeto é evidenciar cientistas de origens asiáticas e promover a discussão da importância de um mundo sem muros geográficos e étnicos para a ciência e para o progresso da humanidade. O projeto se restringirá, por enquanto, ao continente asiático, mas damos total apoio a outros projetos e iniciativas que quiserem divulgar cientistas de outras regiões do mundo! Quer fazer parte? Envie-nos um e-mail!


Fontes:

  1. Wikipedia. Yellapragada Subbarow. Disponível em: <https://en.m.wikipedia.org/wiki/Yellapragada_Subbarow>
  2. Gupta, S.P. et al. Remembering Yellapragada SubbaRow. International Journal of Dermatology 2013 Jul;52(7):882-6. doi: 10.1111/ijd.12075.
  3. Mukherjee, S. O imperador de todos os males. Uma biografia do câncer. 2012. 1ª Ed. Companhia das Letras.
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora