Personalidades da Ciência - Alan Turing

18/11/2019

Escrito por Jéssica Bellotto Werlang

Alan Turing foi um matemático britânico homossexual que desenvolveu a máquina que decifrou o "Enigma", código usado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, lançou a base teórica para a computação e participou da construção dos primeiros computadores, sendo considerado o pai da computação e da inteligência artificial.

Início da vida e carreira

Turing nasceu em 1912, em Londres. Desde pequeno, já demonstrava sinais de grande inteligência e interesse por matemática e ciência. Aos 16 anos, conhece Christopher Morcon, por quem se apaixona e descobre-se gay. Dois anos depois, Christopher morre inesperadamente de pneumonia bovina, acontecimento que marca Turing pelo resto de sua vida.

Entre 1931 e 1934, Turing estuda matemática no King's College da Universidade de Cambridge. Depois, ingressa na Universidade de Princeton para realizar seu doutorado e, em 1937, publica o artigo "Sobre as Máquinas Computáveis", em que discute que alguns cálculos são impossíveis de serem realizados e apresenta a teoria para uma máquina capaz de realizar qualquer cálculo, desde que as instruções adequadas lhe fossem fornecidas. Posteriormente conhecida como "Máquina de Turing", é considerada um protótipo dos computadores modernos.

Decifrando o código nazista

Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing foi convocado pelo exército britânico a participar de um projeto para decifrar o código utilizado pelos nazistas, que era criado por uma máquina chamada "Enigma". Ele teve papel central no desenvolvimento da máquina capaz de quebrar esses códigos: a "Bombe". As informações obtidas a partir da "Bombe" deram uma vantagem aos aliados e permitiram a derrota da Alemanha nazista mais facilmente. A participação de Turing na guerra permaneceu um segredo por décadas.

Inteligência artificial 

Com o fim da guerra, Turing passa a trabalhar no Laboratório Nacional de Física, trabalhando em um projeto para armazenamento de dados; criando o Manchester 1, o primeiro computador com diretrizes similares as atuais; e começa a discutir a questão da inteligência artificial, criando o chamado Teste de Turing, utilizado até hoje para avaliar se uma máquina é inteligente: o teste consiste em avaliar se uma máquina é capaz de se passar por um humano ao conversar com uma pessoa.

Fim da vida

Em 1952, enfrenta um processo criminal por ser homossexual (o que era um crime na época), confessa e acaba sendo submetido a castração química, o que o torna impotente. Por conta da condenação, ele é impedido de continuar trabalhando com criptografia.

Em 7 de junho de 1954, com apenas 41 anos, Turing é encontrado morto em sua casa, com os restos de uma maçã ao seu lado. Sua morte foi considerada suicídio por envenenamento por cianeto, mas não se sabe ao certo se foi um suicídio ou um envenenamento acidental por causa de remédios que ele tomava compulsivamente. Em 2009, o então primeiro-ministro inglês Gordon Brown emite uma declaração se desculpando em nome do governo por condená-lo por ser homossexual, e em 2013, a rainha Elizabeth II concede um perdão real a Turing.

Alan Turing foi um herói de guerra e pioneiro na ciência da computação. Suas invenções e realizações impactam muito nas nossas vidas numa sociedade tecnológica, e ele foi condenado simplesmente por sua sexualidade não seguir o que era considerado "normal" na época. Apesar de Turing ter sido perdoado postumamente e a homossexualidade não ser mais crime no Reino Unido, relações homossexuais ainda são consideradas crime em 70 países, o que nos mostra que a homofobia segue muito presente.


-


O projeto Personalidades da Ciência, criado no Vidya Academics, visa a divulgação da contribuição de pesquisadores e pesquisadoras de todas as nacionalidades, contando um pouco sobre suas vidas pessoais e suas carreiras. Com essas histórias, queremos inspirar os leitores e trazer discussões relevantes para os dias atuais!

Tem alguma sugestão de cientista a ser abordado(a)? Nos envie pelo e-mail (academicsvidya@gmail.com) ou pela página do Facebook (https://www.facebook.com/vidyaacademics/)!


Fontes:

"Alan Turing". Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Alan-Turing/631068> Acesso em: 07/11/2019

GRANATYR, Jones. "Teste de Turing". Disponível em: <https://iaexpert.com.br/index.php/2016/07/19/historico-da-ia-teste-de-turing/> Acesso em: 07/11/2019

BURGIERMAN, Denis Russo. "Quem foi Alan Turing". Superinteressante, 2019. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/alan-turing-2/> Acesso em: 07/11/2019

FRAZÃO, Dilva. "Alan Turing". Disponível em: <https://www.ebiografia.com/alan_turing/> Acesso em: 07/11/2019

"Alan Turing Biography". Biography, 2014. Disponível em: <https://www.biography.com/scientist/alan-turing> Acesso em: 07/11/2019

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora