Personalidades da Ciência - Carl Sagan

02/09/2019

Escrito por: Jéssica Bellotto Werlang

Carl Sagan foi um importante astrofísico, escritor e divulgador científico norte americano. Tornou-se conhecido no mundo inteiro pelo programa de televisão "Cosmos", que atingiu cerca de meio bilhão de pessoas em 60 países. Também trouxe contribuições importantes para a ciência, como o efeito estufa em Vênus e o conceito de inverno nuclear.

         Vida e carreira

Carl Edward Sagan nasceu em 1934, em Nova Iorque. Seus pais não sabiam quase nada sobre ciência, mas mesmo assim o ensinaram a ter ceticismo e admiração pelo Universo. Em um de seus livros, conta que uma experiência que o marcou foi um passeio pela Feira Mundial de Nova Iorque de 1939, em que se apaixonou pelas exposições futuristas.

Outro episódio que conta com muito carinho foi quando começou a questionar todos sobre o que eram as estrelas, mas ninguém foi capaz de lhe dar uma resposta satisfatória. Sua mãe lhe sugeriu que ele fosse a biblioteca, e então ele pediu um livro sobre estrelas para a bibliotecária, que lhe entregou um livro sobre estrelas de cinema. Depois de esclarecer o que queria, ela lhe deu um livro infantil sobre estrelas, com o qual Sagan descobriu que estrelas são sóis muito distantes. De acordo com ele, esse momento foi uma experiência quase que espiritual.

No Ensino Médio, ele já tinha se decidido que queria ser astrônomo. Ganhou uma bolsa integral na Universidade de Chicago, onde concluiu uma licenciatura em Física e obteve seu doutorado em Astronomia e Astrofísica em 1960, com uma tese propondo o mecanismo de efeito estufa como responsável pela alta pressão atmosférica em Vênus, que posteriormente foi confirmada com sondas espaciais. Foi professor da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harvard, mas em 1968 foi lecionar da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, onde ficaria até o fim de sua vida.

         Sagan e as missões Voyager

Sagan trabalhou como assessor da NASA e foi um membro da equipe das missões Voyager, que foram lançadas em 1977 para explorar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em ambas as naves, estão presentes os "discos de ouro" contendo sons da Terra que Sagan ajudou a reunir, de músicas até sons de chuva e animais, uma espécie de mensagem na garrafa para possíveis inteligências alienígenas. Além disso, Sagan teve a ideia de redirecionar a câmera da Voyager 1 para a Terra quando ela estava a mais de 6 bilhões de quilômetros de distância do planeta, tirando a famosa fotografia do "pálido ponto azul". A reflexão de Sagan sobre a imagem, legendada em português, está disponível no Youtube.  Em agosto de 2012, a Voyager 1 se tornou o primeiro objeto feito pelo homem a atingir o espaço interestelar.

A foto do pálido ponto azul, tirada pela Voyager 1 a aproximadamente 6 bilhões de quilômetros de distância. A Terra é esse ponto circulado em azul.

         Cientista e Divulgador Científico

Sagan também se envolveu com a busca por vida extraterrestre por meio do projeto SETI, e era um grande crítico da corrida armamentista nuclear. Em 1980 foi ao ar a série Cosmos estrelada por Sagan e coescrita por sua terceira e última mulher Ann Druyan. O programa visava popularizar e democratizar a ciência e trazia uma abordagem cética sem perder a admiração pelo Universo. Com ela, Sagan se torna conhecido do público.

Ao longo de sua vida, Carl Sagan escreveu 20 livros populares (entre eles, apenas um de ficção: Contato, que em 1997 ganhou um filme estrelado por Jodie Foster) e mais de 600 artigos científicos. Um dos artigos mais polêmicos foi o que se tratava do inverno nuclear, em que foi feito um modelo climático do que aconteceria se houvesse um bombardeio nuclear entre os EUA e a União Soviética. As descobertas indicavam que as nuvens de poeira decorrentes da explosão nuclear provocariam a diminuição da temperatura até abaixo de zero.

         Seu legado para a sociedade

Em 1994, é diagnosticado com mielodisplasia, uma condição na qual a produção de células do sangue pela medula óssea se torna comprometida. Passa por diversos transplantes de medula, mas em 20 de dezembro de 1996, já debilitado, morre devido a complicações decorrentes de uma pneumonia, deixando cinco filhos dos três casamentos e a mulher Ann Druyan.

O legado de Carl Sagan é muito valioso para nos inspirar a divulgar e manter o público interessado na ciência. Por meio de seus livros e da série Cosmos, trazendo uma linguagem acessível mas também introduzindo conceitos complexos, ele despertou a sede de conhecer o Universo, inspirando muitos a se tornarem cientistas e trazendo conhecimento para a população.

"Somos feitos de poeira de estrelas. Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer." - Carl Sagan



         Sobre o Projeto

O projeto Personalidades da Ciência, criado no Vidya Academics, visa a divulgação da contribuição de pesquisadores e pesquisadoras de todas as nacionalidades, contando um pouco sobre suas vidas pessoais e suas carreiras. Com essas histórias, queremos inspirar os leitores e trazer discussões relevantes para os dias atuais!

Tem alguma sugestão de cientista a ser abordado(a)? Nos envie pelo e-mail (academicsvidya@gmail.com) ou pela página do Facebook (https://www.facebook.com/vidyaacademics/)!


Fontes:

  1. GNIPPER, Patrícia. Se estivesse vivo, o cientista Carl Sagan completaria 84 anos nesta sexta (9). Canaltech, 2018. Disponível em: <https://canaltech.com.br/ciencia/se-estivesse-vivo-o-cientista-carl-sagan-completaria-84-anos-nesta-sexta-9-126595/> Acesso em: 01/09/2019
  2. VERGANO, Dan. Quem foi Carl Sagan? National Geographic, 2014. Disponível em: <https://www.natgeo.pt/historia/quem-foi-carl-sagan> Acesso em: 01/09/2019
  3. Sagan's Youth and the Progressive Promise of Space. Library of Congress. Disponível em: <https://www.loc.gov/collections/finding-our-place-in-the-cosmos-with-carl-sagan/articles-and-essays/carl-sagan-and-the-tradition-of-science/sagans-youth-and-the-progressive-promise-of-space> Acesso em: 01/09/2019
  4. FRAZÃO, Dilva. Biografia de Carl Sagan. eBiografia, 2017. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/carl_sagan/> Acesso em: 01/09/2019
  5. Voyager - Mission Overview. NASA. Disponível em: <https://voyager.jpl.nasa.gov/mission/> Acesso em: 01/09/2019
  6. OLIVEIRA, André Jorge de. Carl Sagan: como o criador de Cosmos criou uma geração apaixonada por ciência. Revista Galileu, 2016. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/11/sagan-eterno.html> Acesso em: 01/09/2019 
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora